postagem de 08 de Maio de 2020

Mulheres, mães, executivas e de quarentena

Mulheres, mães, executivas e de quarentena
Para esse Dia das Mães não tem propaganda, mas tem muita reflexão

Vocês, assim como nós, perceberam que esse Dia das Mães está um pouco diferente? As propagandas estão mais cuidadosas e mais reais (que bom), mas ao mesmo tempo, pouco marcantes.

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade: a do confinamento. E junto com ele vieram também mais hábitos de cuidado e muitas homenagens aos profissionais de serviços essenciais.

Mas vocês já pararam para pensar como ser mãe é também ser uma profissional de um serviço tão essencial quanto os outros? Afinal, ela não parou de trabalhar, cuidar da casa e dos filhos. Muito pelo contrário, pois agora ela faz tudo isso no mesmo lugar.

Então, nesse pré Dia das Mães diferente, trouxemos exatamente essa reflexão: será que lugar de mãe é mesmo no lugar do caos e estamos tão acostumados que nem percebemos?

Como a quarentena é ainda mais sobrecarregada para mães

Todos nós possuímos uma jornada de trabalho, que normalmente dura umas oito horas por dia. No entanto, há também a chamada “dupla jornada feminina”. Esse é um adicional que envolve todos os trabalhos de uma mulher ao chegar em casa depois do trabalho, como: cozinhar, limpar, lavar, passar, cuidar de todos da casa etc.

Segundo a edição mais recente da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, a jornada semanal das mulheres tem em média 3,1 horas a mais que a dos homens.

Os dados também mostram que, do total de mulheres, mais de 90% delas ajudam nos afazeres domésticos. Enquanto a porcentagem de homens é de 78,2%.

Agora, imagine esse cenário ainda mais intenso graças à pandemia da COVID-19.

Isso acontece porque já não há mais barreiras entre o trabalho a casa, afinal, tudo é feito no mesmo lugar. Para as mães a realidade ficou mais ou menos assim: um olho no notebook e outro na criança. Um ouvido na reunião e outro na Peppa Pig que provavelmente está passando na TV da sala para distrair as crianças. Um olho nas planilhas e outro no dever de casa.

É nesse caos da pandemia, em algum ponto no meio da nossa alegria e o desespero, que você encontra diversas mães engolidas pela bagunça. É também (e talvez) por isso que esse Dia das Mães está um pouco quieto. Um pouco diferente. Estamos todos sem tempo e sem saber direito o que dizer.

Então, por mais que as propagandas estejam falando pouco, que tal nós, aqui na nossa rotina mesmo, fazermos a nossa parte? Afinal, todos nós convivemos com algumas mães, certo?

Aquela amiga do trabalho, a vizinha, a amiga na rede social, ou até mesmo dentro de casa. Que tal, nesse Dia das Mães, mandar um simples “obrigado”?

Na contramão do mundo: mães, executivas e promovidas!

Quem nunca viu uma mulher grávida preocupada com o emprego que atire a primeira pedra. Mas nós achamos que isso já está na hora de acabar.

Por isso, fomos pesquisar algumas histórias que mostram que tem mais gente do nosso lado e um bom exemplo é o Banco UBS que contratou Teodora Barone enquanto estava grávida de gêmeos.

Além disso, depois, enquanto Teodora cumpria a licença maternidade, ela foi promovida a Diretora-executiva do banco, como mostra essa reportagem da Folha de São Paulo.

Sabemos que esse é um caso raro, afinal, o fato de ter rendido uma reportagem já mostra isso. Mas por aqui, estamos dispostos a encontrar mais Teodoras por aí.

Por isso, convidamos você, empresário, a olhar com carinho para as mães do seu time. Convidamos você, recrutador, a olhar com carinho o currículo das mães por aí.

E mais importante, como já falamos ali em cima, convidamos você que é filho, amigo, neto e companheiro para fazer mais do que as propagandas deste ano: agradecer de coração todas as mães.

Aliás, ei, mãe! Você que está lendo esse post: obrigada por tudo. <3


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Foto/Créditos: Envato

Este material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade