postagem de 05 de Novembro de 2021

Estudo de caso: como o Mercado Livre facilitou o processo de compra e venda online?

Estudo de caso: como o Mercado Livre facilitou o processo de compra e venda online?
Veja como a pandemia impactou no crescimento do e-commerce

Se você é do time que gosta de olho no olho na hora da compra, conversar e negociar, deve ter sentido ainda mais o impacto da pandemia e do isolamento social.

Felizmente, o e-commerce já vinha aperfeiçoando suas plataformas e técnicas de vendas online, assim, não ficamos ilhados durante o isolamento social e, quem não estava acostumado a comprar pela internet, precisou se adaptar.

Quer saber mais sobre o impacto da pandemia no e-commerce? Leia nosso artigo até o final.

O impacto do Mercado Livre durante a pandemia

Embora o Mercado Livre exista há 22 anos e tenha crescido cada vez mais em consequência dos avanços tecnológicos, a pandemia potencializou sua popularização entre os consumidores brasileiros.

O e-commerce foi uma alternativa para evitar que as pessoas saíssem de casa, e para manter as lojas funcionando.

De acordo com um artigo publicado em março de 2020 no blog do portal JOTA, havia 300 mil famílias no Brasil vivendo da atividade de vender no Mercado Livre, seja como fonte complementar ou fonte principal de renda.

Assista ao vídeo abaixo e entenda a importância do Mercado Livre para o sustento de famílias brasileiras.

Impactos que Importam - Vídeo 2

Do físico para o digital: como o Mercado Livre conquista usuários?

Antes mesmo da pandemia, a plataforma de e-commerce já era uma das mais populares na América Latina.

De acordo com o blog Ideias do Mercado Livre, o comércio eletrônico reage a mudanças vindas de diversas direções: responde aos avanços tecnológicos constantes, às transformações de comportamento dos consumidores e às tendências de varejo que alternam o que está no topo da lista de compras dos clientes.

Portanto, para facilitar ainda mais a relação de compra e venda online e conquistar até mesmo os fãs das lojas físicas, ao longo dos anos e pensando na experiência de seus usuários (tanto vendedores quanto compradores), a marca apostou em uma série de recursos que podem substituir ou, no mínimo, chegar o mais perto possível do presencial.

Veja a seguir alguns exemplos desses recursos do Mercado Livre e entenda por que a plataforma é tão popular!

Perguntas e respostas

Sabe aquele momento na compra presencial em que você enche o vendedor de perguntas sobre o produto e outras curiosidades?

No site do Mercado Livre há um campo específico para isso, onde você comenta quais são suas dúvidas e o vendedor responde.

Além disso, perguntas de outros clientes também ficam salvas, e o comprador pode verificar se alguém já teve a mesma dúvida que ele.

Chat com o vendedor

Após realizar uma compra, a plataforma dá acesso à um chat para que clientes e vendedores possam conversar, trocar informações sobre a compra ou entrega do produto.

Atualizações sobre a compra

Além do contato com o vendedor através do chat, o cliente também é atualizado pelo e-mail quando:

? O pagamento é aprovado;

? O pedido foi postado;

? O produto saiu para entrega;

? Quando sua compra é recebida.

Formas de pagamento

Uma das vantagens de comprar na lojinha do seu bairro é a possibilidade de negociar as melhores formas de pagamento com o vendedor que te conhece há anos.

Mas, no Mercado Livre, também existe essa possibilidade, e o cliente pode escolher a opção que lhe seja mais acessível, como cartão de crédito, débito, boleto bancário ou pix, por exemplo.

Porcentagem de lucros

Para os vendedores que utilizam o Mercado Livre, essas possibilidades são fundamentais no processo de vendas.

Quanto mais funcional for a plataforma, mais clientes são atraídos por ela.

E para ter acesso a tudo isso, é cobrado apenas uma porcentagem.

Pensa bem, na loja física o empreendedor paga aluguel, energia elétrica, água e outras despesas, enquanto, na plataforma, é cobrado apenas uma porcentagem que sai bem mais em conta.

Para escrever este artigo, conversamos com a empreendedora Wanessa Martins (40), que possui uma loja de equipamentos de parapente junto com seu esposo, e utilizam o Mercado Livre como principal canal de vendas.

Segundo Wanessa, “a plataforma é muito funcional, as despesas são baixas e os clientes adoram”, conta.

Pós-pandemia: quais as tendências para o e-commerce?

Segundo o portal The Future of Customer Engagemant And Experience, mesmo após a vacinação, 95% dos brasileiros afirmam que pretendem continuar comprando online após o final da pandemia, de acordo com pesquisa do Ebit|Nielsen.

As pessoas que já compravam online perceberam ainda mais o potencial desta modalidade e, quem ainda não tinha este costume, pode conhecer suas vantagens.

Portanto, é de se esperar que o comércio eletrônico continue se adaptando às mudanças, e que seja muito mais popular agora que a sociedade experimentou seu potencial.

Se identificou com o conteúdo?

Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade